Um blogue sobre comunicação inteligente

17
Out 10

 

@deco4macro (flickr)

Já lá vai o tempo em que bastava ter um site. Pedíamos a um conhecido, um "técnico", um sobrinho ou um afilhado e adicionávamos o prefixo "www" e um sufixo ".com" ou ".pt" ao nome da nossa empresa e o caso estava resolvido. Um luxo permitido nessa época. Com relativamente poucos sites online, era fácil tomar uma posição passiva e esperar que o nosso público viesse ter connosco.

Hoje em dia, apenas ter um site, já não é suficiente. Há cada vez mais e melhores. E quando não se está à altura da concorrência e do mercado, o inevitável acontece e aquilo que se investiu num site em flash, com animações, botões e outras sofisticações de nada serve para nos posicionarmos de forma eficaz perante o nosso público.

Quantas vezes ouvimos casos de empresários que acabaram de investir muitos milhares de euros num site que inicialmente impressiona clientes, mas onde não conseguem mexer uma vírgula sem contactar a empresa que o produziu, um site que não aparece em motores de busca? Enfim, um site que não dá resultados.

É aqui que entra o conceito de presença online. Ter uma comunicação inteligente, mais do que ter um site é estar online, agir online com os mesmos objectivos e proactividade com que a empresa procura offline novos horizontes de negócio. Isto não significa usar os mesmos meios. Significa adaptar as acções e aspirações ao canal de comunicação que se tornou a Internet.

Ter um site bem construído, fácil de gerir e optimizado para motores de busca, um blogue de apoio para comunicar com o seu público, estar activamente nas redes sociais, criando contactos positivos com a sua marca. Uma comunicação inteligente, passa por um site e uma estratégia que lhe permitam pescar onde haja peixe.

O seu site já lhe dá resultados? Gostávamos de conhecer o seu caso. Comente este post!

publicado por Leonardo de Melo Gonçalves às 16:55

comentários:
Um post cheio de nada...

O grande erro deste post é fazer a distinção - completamente inadequada hoje em dia - entre offline e online. Totalmente anos 90.
FF a 17 de Outubro de 2010 às 18:21

Se reler o post vai ver que se fala aqui apenas de resultados reais para os negócios.
A única diferenciação feita é entre eles existirem ou não, visto que muitas empresas ainda não adoptaram estratégias frutíferas no que diz respeito à Internet.

Se observar a realidade não pode existir uma estratégia diferenciada para o online e para o offline. Uma estratégia é uma estratégia é uma estratégia. Como se faz o roll out da mesma é posterior.
FF a 17 de Outubro de 2010 às 20:08

FF: Grandes campanhas, com muito dinheiro e muita tecnologia de ponta...e afinal wolmark foi sempre, "minha lã, meu amor". E ainda há "mar e mar e ir e voltar", imagine-se. Há e continuará a haver, ao fim de...oops.
Uma boa estratégia é aquela que defende um produto e o posiciona correctamente "lá na praia da vitória 46-48" se for o caso.
Assisti igualmente a refrigerantes que rebentaram stocks na primeira semana e desapareceram na segunda, cheios de slogans demasiado formidáveis.
Coisas dos tais anos 90, anos 80, anos 70, quando as maquetas cheiravam a cola, as artes finais cansavam os olhos e os filmes eram feitos com a prata da casa. Todos absolutamente offline. Mas lhe garanto que mais eficaz não havia, ou por outra, nao há. A não ser que consiga melhor do que "há mar e mar, há ir e voltar" Se conseguir, mande já, que a marinha portuguesa ergue-lhe um busto. Leão em Cannes garantido!
F.J a 18 de Outubro de 2010 às 22:19

FJ: Errrr... acho que lhe passou completamente ao lado o meu comentário
FF a 19 de Outubro de 2010 às 10:03

Actualizações por e-mail

O seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Editorial
Gostamos da palavra propaganda, termo velhinho que, simplificando, antigamente definia sem complexos o conjunto de técnicas para publicitar uma ideia. Com o tempo, o termo muito utilizado pelos políticos numa conturbada fase do Século XX resistiu mal ao desgaste pelo sentido que assim se lhe deturpou: como se, realçar as virtudes próprias ou dum objecto, não fosse ambição e atitude legítimas, praticada por qualquer ser humano psicologicamente equilibrado e socialmente integrado. Ler mais
Subscrever RSS
Subscrever feed RSS.
pesquisar
 
Contactos

Aqui

links
Twingly Blog Search http://propaganda.blogs.sapo.pt/ Search results for “http://propaganda.blogs.sapo.pt/”
blogs SAPO