Um blogue sobre comunicação inteligente

29
Fev 12

O nome até pode ser enganoso... poderia chamar-se "realidade melhorada" (ou "enhanced reality"), mas foi este o termo escolhido para a visão de imagens reais (em tempo real ou não) cujos elementos (pessoas, edifícios, pontos geográficos) são melhorados com informação adicional, sejam textos, som, vídeo, gráficos ou dados GPS, informação esta gerada por computador.

 

 

Ao contrário da realidade virtual, onde as imagens reais são substituidas por cenários gerados por computador, temos agora um interface que sobrepõe informação útil a imagens reais, para quem usar este tipo de plataformas.

 

Os primeiros testes foram simplistas e meramente demonstrativos do que se pode fazer.

 

No caso da HitLab, um desenho em papel serve de "semente" para a geração de gráficos:

 

 

No caso do panfleto da Nissan, a interacção é mais evoluída, pois não só se tem uma superfície onde se aplica a realidade aumentada, mas há pontos de interacção no próprio papel:

 

 

Mas as aplicações da "realidade aumentada" vão muito mais além do que estas demonstrações revelam, felizmente.

Na verdade, a tecnologia é tão nova que ainda não se faz ideia da dimensão do potencial dela.

 

Com a evolução dos ecrãs transparentes e/ou de espessura reduzida, imaginemos apenas o vidro dianteiro da nossa viatura a apresentar as legendas das ruas e dos edifícios por onde passamos... ou, sem aumento de complexidade, o interface GPS ser no próprio vidro dianteiro e não apenas num pequeno ecrã acessório.

 

Ou, no ramo da Medicina, num bloco operatório, todos os dados do paciente, bem como as informações sobre cada órgão, estarem a ser projectados nos óculos da equipa médica, ao invés de estarem em aparelhos fora do raio de visão.

 

Impossível? Longe disso.

 

Um dos players que investiu nesta tecnologia foi o fabricante do "Route 66", um software de GPS mais conhecido nos EUA do que por cá. Pela amostra, já dá para ver o potencial:

 

 

Como é claro, a Google tambem está no mercado e "promete" uns óculos com projecção de realidade aumentada para este ano de 2012, pelo preço de um smartphone.

 

A tecnologia está aí, disponível.

Como habitual, terão maior sucesso os que oferecerem melhor interoperabilidade e qualidade das camadas de informação... aguardamos (im)pacientemente.

 

Prontos para viver o futuro, já hoje?

publicado por Hugo Salvado às 22:45

comentários:
O futuro parece deveras interessante.

Para complementar deixo aqui o preview de um futuro possível.

A Day Made of Glass: Corning Vision.
http://www.youtube.com/watch?v=jZkHpNnXLB0
Nuno Faria a 1 de Março de 2012 às 10:06

Obrigado, Nuno.

Este vídeo da Corning Vision já anda a circular há algum tempo e tem vários items (alguns com realidade aumentada, outros não) que vão existir de certeza... a ideia de todas as superfícies serem potenciais ecrãs e interfaces faz bastante sentido).

Puxando para a realidade, o CES deste ano deve ter sido qualquer coisa de fantástico... que tal este ecrã táctil?
http://www.webpronews.com/ces-2012-samsung-transparent-lcd-2012-01

Para mim, é o maior passo que foi dado recentemente em termos de evolução de facto, neste âmbito.
Hugo Salvado a 1 de Março de 2012 às 10:58

Actualizações por e-mail

O seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Editorial
Gostamos da palavra propaganda, termo velhinho que, simplificando, antigamente definia sem complexos o conjunto de técnicas para publicitar uma ideia. Com o tempo, o termo muito utilizado pelos políticos numa conturbada fase do Século XX resistiu mal ao desgaste pelo sentido que assim se lhe deturpou: como se, realçar as virtudes próprias ou dum objecto, não fosse ambição e atitude legítimas, praticada por qualquer ser humano psicologicamente equilibrado e socialmente integrado. Ler mais
Subscrever RSS
Subscrever feed RSS.
pesquisar
 
Contactos

Aqui

links
Twingly Blog Search http://propaganda.blogs.sapo.pt/ Search results for “http://propaganda.blogs.sapo.pt/”
blogs SAPO