propaganda
Um blogue sobre comunicação inteligente
Criar um blogue corporativo para a sua empresa? (2)
Feita a introdução ao tema dos blogues corporativos aqui, onde explicámos como estes se podem revelar numa precisa ferramenta de Relações Públicas da sua empresa, passemos então a algumas questões práticas:
Plataforma: O primeiro passo será escolher uma boa plataforma gratuita como Wordpress, Blogger, Typepad ou a nacional Blogs do Sapo entre outras.
Autores: A seguir põe-se a questão de seleccionar uma equipa para alimentar o projecto com conteúdos de interesse e com regularidade. Se não possui gabinete ou assessoria de relações públicas, procure entre os colaboradores aqueles com mais sensibilidade para a comunicação e simultaneamente mais versáteis na utilização da escrita. É fácil criar um blogue de testes para a equipa treinar, e poderá sempre contratar umas horas de formação leccionadas por bons peritos.
Conteúdos: Estabelecida uma linha editorial é preciso estabelecer uma fonte de inspiração para os conteúdos. Há que não inventar a roda todos os dias: promova a reciclagem de temas e textos existentes. Certamente encontrará muita matéria-prima em trocas de e-mails com clientes, press-releases, discursos, notícias da sua indústria, testemunhos de clientes, etc. etc. Quanto à periodicidade de publicação, o ideal seria a diária para melhor fidelizar os leitores visitantes; contudo, se a estrutura disponível não o permitir, a publicação de um post por semana é o mínimo para um sucesso aceitável da empreitada.
Grafismo: Finalmente, mas não menos importante é o template, o desenho gráfico do seu blogue. Nesta área tão sensível para a reputação duma marca, o ideal seria recorrer a um profissional de Web-design, mas se não o puder fazer limite-se a escolher, dentro do menu de opções modelos e cores, uma solução inócua para que o seu branding seja religiosamente respeitado.
(Continua)
Autoria e outros dados (tags, etc)
1 comentário
De António P. a 12.11.2010 às 19:26
E vai-me ajudando.
A discussão que o FF iniciou parece interessante mas como diz o João penso que estamos a falar de um blogue ser um acto de comunicação.
Quem como eu tem uma micro-nano empresa :)) mas já com um site tenho pensado em "abrir" um blogue. Mas hesito.
Bem sei que a minha actidade é muito específica e vive de uma clientela que me vende boc a boca, mas sinto que um blogue pode potenciar os negócios e isto baseado na experiência do meu blogue pessoal que é de "bocas".
Bom fim de semana
P.S. : fico à espera de mais pistas para ver se avanço ou não com um blogue.