Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Criar um blogue corporativo para a sua empresa? (2)

Quinta-feira, 11.11.10

 

Feita a introdução ao tema dos blogues corporativos aqui, onde explicámos como estes se podem revelar numa precisa ferramenta de Relações Públicas da sua empresa, passemos então a algumas questões práticas: 

Plataforma: O primeiro passo será escolher uma boa plataforma gratuita como Wordpress, Blogger, Typepad ou a nacional Blogs do Sapo entre outras.

 

Autores: A seguir põe-se a questão de seleccionar uma equipa para alimentar o projecto com conteúdos de interesse e com regularidade. Se não possui gabinete ou assessoria de relações públicas, procure entre os colaboradores aqueles com mais sensibilidade para a comunicação e simultaneamente mais versáteis na utilização da escrita. É fácil criar um blogue de testes para a equipa treinar, e poderá sempre contratar umas horas de formação leccionadas por bons peritos.

 

Conteúdos: Estabelecida uma linha editorial é preciso estabelecer uma fonte de inspiração para os conteúdos. Há que não inventar a roda todos os dias: promova a reciclagem de temas e textos existentes. Certamente encontrará muita matéria-prima em trocas de e-mails com clientes, press-releases, discursos, notícias da sua indústria, testemunhos de clientes, etc. etc. Quanto à periodicidade de publicação, o ideal seria a diária para melhor fidelizar os leitores visitantes; contudo, se a estrutura disponível não o permitir, a publicação de um post por semana é o mínimo para um sucesso aceitável da empreitada.

 

Grafismo: Finalmente, mas não menos importante é o template, o desenho gráfico do seu blogue. Nesta área tão sensível para a reputação duma marca, o ideal seria recorrer a um profissional de Web-design, mas se não o puder fazer limite-se a escolher, dentro do menu de opções modelos e cores, uma solução inócua para que o seu branding seja religiosamente respeitado.

 

(Continua)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por João Távora às 18:51


1 comentário

De António P. a 12.11.2010 às 19:26

Continuo a l~e-lo , João.
E vai-me ajudando.
A discussão que o FF iniciou parece interessante mas como diz o João penso que estamos a falar de um blogue ser um acto de comunicação.
Quem como eu tem uma micro-nano empresa :)) mas já com um site tenho pensado em "abrir" um blogue. Mas hesito.
Bem sei que a minha actidade é muito específica e vive de uma clientela que me vende boc a boca, mas sinto que um blogue pode potenciar os negócios e isto baseado na experiência do meu blogue pessoal que é de "bocas".
Bom fim de semana

P.S. : fico à espera de mais pistas para ver se avanço ou não com um blogue.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.





Editorial

Gostamos da palavra propaganda, termo velhinho que, simplificando, antigamente definia sem complexos o conjunto de técnicas para publicitar uma ideia. Com o tempo, o termo muito utilizado pelos políticos numa conturbada fase do Século XX resistiu mal ao desgaste pelo sentido que assim se lhe deturpou: como se, realçar as virtudes próprias ou dum objecto, não fosse ambição e atitude legítimas, praticada por qualquer ser humano psicologicamente equilibrado e socialmente integrado. Ler mais

Contactos

Aqui


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Subscrever RSS

Subscrever feed RSS.