Um blogue sobre comunicação inteligente

13
Dez 14

O Ministério da Economia e a Secretaria de Estado da Cultura lançaram conjuntamente o desafio de celebrar o Ano Português do Design entre 29 de Maio de 2014 e 30 de Setembro de 2015. Nesse sentido foi lançado ontem um website há muito esperado por aqueles que já tinham ouvido falar na iniciativa(por agora em português). Tardou mas cá está. O objectivo primordial é o de destacar "o design nacional como uma área-chave para o desenvolvimento de Portugal enquanto país inovador e contemporâneo. Pretende-se com esta parceria valorizar a qualidade do design português ao nível nacional e promover a sua difusão no espaço internacional (…)” . Que bom! O próprio site e programação já nos permitem avaliar de que forma é pensado estrategicamente o design em Portugal, como é categorizado e como está prevista a sua valorização e difusão no espaço nacional e internacional. Destacamos o facto de este site pretender ser uma plataforma participativa com o objectivo de mapear o "design português, dentro e fora do território nacional.” Uma necessidade já identificada há bastantes anos por algumas pessoas que nos seus projectos universitários a tentaram colmatar. Lembramos o Dizer Design (2011), um projecto sem fins lucrativos, criado com este e outros objectivos que ainda podem ser revistados na sua página de Facebook. Seja como for é aqui que "todos os designers, todas as empresas, todas as instituições e demais protagonistas do campo do design” são convidados "a enviar os seus dados para a criação de um vasto directório de design pensado e/ou produzido em português.”. Se o objectivo é a difusão internacional talvez fosse bom que não difundissem só em português. De qualquer forma é de louvar a iniciativa e ela só dará frutos se sair da esfera dos “do costume". Vamos participar!

publicado por Madalena Pestana às 21:40

Actualizações por e-mail

O seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Editorial
Gostamos da palavra propaganda, termo velhinho que, simplificando, antigamente definia sem complexos o conjunto de técnicas para publicitar uma ideia. Com o tempo, o termo muito utilizado pelos políticos numa conturbada fase do Século XX resistiu mal ao desgaste pelo sentido que assim se lhe deturpou: como se, realçar as virtudes próprias ou dum objecto, não fosse ambição e atitude legítimas, praticada por qualquer ser humano psicologicamente equilibrado e socialmente integrado. Ler mais
Subscrever RSS
Subscrever feed RSS.
pesquisar
 
Contactos

Aqui

links
Twingly Blog Search http://propaganda.blogs.sapo.pt/ Search results for “http://propaganda.blogs.sapo.pt/”
blogs SAPO