propaganda
Um blogue sobre comunicação inteligente
O que é ser consultor de comunicação
(Via o meu amigo Afonso Azevedo Neves, com a devida vénia). Muitas vezes, quando uma empresa escolhe uma consultora de comunicação ou mesmo - de forma mais restrita - um assessor de imprensa, os seus responsáveis têm dificuldade em entender a diferença entre o "vestir da camisola" e o papel do consultor, alguém cujo know-how e valor acrescentado decorre exactamente de uma postura distanciada, profissional e necessariamente fria face àquilo que os seus clientes julgam que são aos olhos dos outros.
A mais valia de um consultor tão somente reside na capacidade de melhorar as percepções dos stakeholders, incluindo - mas não se reduzindo - aos clientes e aos consumidores. E de para isso dizer tudo que o deve, pelo melhor, ser corrigido. Os conselhos das pessoas próximas são obviamente válidos e a ter em conta. Mas transportam sempre consigo um bias que o consultor não pode nem deve ter. Não entender isto é deitar dinheiro à rua. Simple as that.