propaganda
Um blogue sobre comunicação inteligente
Outra vez o ROI dos Social Media e porque deve deitar fora o seu telemóvel
No seguimento do João ter abordado esta questão, um vídeo com bons argumentos. Acho que o melhor é mesmo «qual é o ROI do seu telemóvel?».
Neste caso, não se trata de aferir quantos euros nos dá por mês o telemóvel face à nossa conta, mas sim quantas relações não se estabeleceriam, quantas conversas não exisitiriam, quantos potenciais clientes não nos teriam contactado se não tivéssemos telemóvel.
No mundo de hoje, os social media não dão retorno directo: aprofundam ligações, acrescentam interactividade às relações marcas/stakeholders, são potenciadores de resultados e acrescentam valor qualitativo que, claro, se poderá converter a prazo em melhores resultados quantificáveis.
No entanto, a pergunta não deve ser «quantos € receberei, por cada € que investir», mas sim «não estarei a perder € (quem diz € diz quota de mercado, notoriedade, etc...) por não estar onde estão os meus clientes?». A resposta torna-se simples: é melhor estar do que não estar, é melhor ter telemóvel do que não ter.
Quem não aparece, deixa paulatinamente de exisitr. Isso sim, é mau para o negócio. É como deitar fora o telemóvel, só porque não conseguimos medir o seu ROI. Quem será o primeiro a atirá-lo pela janela?