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Um blogue sobre comunicação inteligente
Pescar onde haja peixe...
Já lá vai o tempo em que bastava ter um site. Pedíamos a um conhecido, um "técnico", um sobrinho ou um afilhado e adicionávamos o prefixo "www" e um sufixo ".com" ou ".pt" ao nome da nossa empresa e o caso estava resolvido. Um luxo permitido nessa época. Com relativamente poucos sites online, era fácil tomar uma posição passiva e esperar que o nosso público viesse ter connosco.
Hoje em dia, apenas ter um site, já não é suficiente. Há cada vez mais e melhores. E quando não se está à altura da concorrência e do mercado, o inevitável acontece e aquilo que se investiu num site em flash, com animações, botões e outras sofisticações de nada serve para nos posicionarmos de forma eficaz perante o nosso público.
Quantas vezes ouvimos casos de empresários que acabaram de investir muitos milhares de euros num site que inicialmente impressiona clientes, mas onde não conseguem mexer uma vírgula sem contactar a empresa que o produziu, um site que não aparece em motores de busca? Enfim, um site que não dá resultados.
É aqui que entra o conceito de presença online. Ter uma comunicação inteligente, mais do que ter um site é estar online, agir online com os mesmos objectivos e proactividade com que a empresa procura offline novos horizontes de negócio. Isto não significa usar os mesmos meios. Significa adaptar as acções e aspirações ao canal de comunicação que se tornou a Internet.
Ter um site bem construído, fácil de gerir e optimizado para motores de busca, um blogue de apoio para comunicar com o seu público, estar activamente nas redes sociais, criando contactos positivos com a sua marca. Uma comunicação inteligente, passa por um site e uma estratégia que lhe permitam pescar onde haja peixe.
O seu site já lhe dá resultados? Gostávamos de conhecer o seu caso. Comente este post!
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5 comentários
De FF a 17.10.2010 às 18:21
O grande erro deste post é fazer a distinção - completamente inadequada hoje em dia - entre offline e online. Totalmente anos 90.
De Leonardo de Melo Gonçalves a 17.10.2010 às 19:52
A única diferenciação feita é entre eles existirem ou não, visto que muitas empresas ainda não adoptaram estratégias frutíferas no que diz respeito à Internet.
De FF a 17.10.2010 às 20:08
De F.J a 18.10.2010 às 22:19
Uma boa estratégia é aquela que defende um produto e o posiciona correctamente "lá na praia da vitória 46-48" se for o caso.
Assisti igualmente a refrigerantes que rebentaram stocks na primeira semana e desapareceram na segunda, cheios de slogans demasiado formidáveis.
Coisas dos tais anos 90, anos 80, anos 70, quando as maquetas cheiravam a cola, as artes finais cansavam os olhos e os filmes eram feitos com a prata da casa. Todos absolutamente offline. Mas lhe garanto que mais eficaz não havia, ou por outra, nao há. A não ser que consiga melhor do que "há mar e mar, há ir e voltar" Se conseguir, mande já, que a marinha portuguesa ergue-lhe um busto. Leão em Cannes garantido!