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Um blogue sobre comunicação inteligente
A crista da onda
Entrámos num ciclo pré-eleitoral particularmente complexo e que coincide com um crescimento do papel das redes sociais na contribuição para o processo comunicacional político, sem que aqui interesse qual o partido X, Y ou Z em causa. Esse papel das redes no marketing político não tem sido nem sempre claro - no sentido de transparente - e também nem sempre eficaz, quanto aos resultados efectivamente gerados.
Existem dois eixos de comunicação que servirão inevitavelmente como âncora neste período; Um é o do combate político puro e duro, outro o que assentará no explicativo das opções programáticas. No fundo, teremos o ataque e a defesa, com regras definidas pelos protagonistas, as circunstâncias e os conteúdos.
É precisamente nesse último ponto que o valor acrescentado do trabalho de consultadoria será determinante. A capacidade de reunir a compreensão dos meios tradicionais e digitais, do "ver de fora", da experiência e know-how e do curriculum de cada um será determinante na altura de dividir entre quem fala do que sabe e quem apenas acha que sabe. À comunicação, compete fazer acontecer. Uns conseguem. Outros não. É esta fronteira que dividirá as águas entre aqueles que dizem estar na crista da onda e os outros, que quanto mais o dizem mais se afogam