propaganda
Um blogue sobre comunicação inteligente
A importância da comunicação interna
É mais ou menos ponto assente que a maioria das empresas aposta em comunicar para o exterior mas descura, em grande medida, a vertente interna da sua comunicação. Excepção feita às multinacionais onde há já vários anos há essa preocupação, o facto é que em muitas empresas a aposta da comunicação vai apenas para a sua vertente externa e muito pouco ou nada para a vertente interna.
Acções de team building, encontros de quadros, festas temáticas, passatempos para os seus colaboradores pela intranet, vídeos motivacionais de equipa são alguns exemplos de boas práticas nesta área que não pesam por aí além no orçamento das empresas mas que a maior parte delas acaba por nem sequer o fazer.
Um estudo da consultora RMG & Associados levado a cabo em Espanha vem agora dar voz ao descontentamento que grassa nas fileiras dos trabalhadores das empresas. De acordo com este estudo 69% dos inquiridos considera que as empresas não tiram partido da comunicação interna, ou porque não existem acções específicas nesse sentido ou porque estas são muito limitadas.
Dados que dão que pensar. No final de contas, trabalhadores motivados, com uma sensação de pertença à entidade na qual passam a maior parte do seu dia-a-dia, acabam por produzir mais e melhor. Ainda há certamente um longo caminho a percorrer, mas o facto de já existirem estudos sobre esta temática mostra que, pouco a pouco, este começa a ser um sentimento dominante que as empresas devem olhar com alguma atenção.