propaganda
Um blogue sobre comunicação inteligente
Social Media, o caos e a ordem
O advento dos “social media” veio inequivocamente democratizar a Comunicação, atraindo o interesse dos seus profissionais, organizações ou protagonstas politicamente interventivos: Se os novos meios são por natureza um território de afirmação das Relações Públicas, não se lhes deve negar a sua natureza eminentemente orgânica, cuja “espontaneidade” potencia uma inegável efectividade nos resultados.
As boas ideias, o bom senso e o jeito para comunicar, são qualidades repartidas por onde menos se espera, e não é raro o surgimento de casos de sucesso com as mais improváveis origens, emergentes das redes sociais. Acontece que a diferenciação entre esses casos e as iniciativas profissionais não está certamente no clássico erro da concepção dum perfil inadequado do facebook, cuja solução nada tem de transcendente. Pode acontecer duma súbita inspiração.
O acesso às modernas ferramentas de Comunicação a um universo há poucos anos impensável, se dá origem uma série de erros ingénuos que chocam o olhar dos profissionais mais puritanos, tem a grande virtude de, além da revelação dos mais improváveis génios, propagandear numa forma categórica a importância duma concepção profissional de uma Marca e de uma estratégia de Comunicação consistente e credível.